quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore


É um personagem da série Harry Potter de J.K. Rowling. Durante a maior parte da série Dumbledore é o diretor de Hogwarts. É o fundador da Ordem da Fênix, uma organização bruxa que tinha por objetivo combater Lord Voldemort e os Comensais da Morte. É considerado por todos o mais poderoso bruxo de seu tempo, quase equiparando-se a Merlin (e apesar da humildade, Dumbledore admite ser dotado de um intelecto superior ao das pessoas normais).

Supõem-se que o antigo diretor da escola de Hogwarts, Armando Dippet, é a inspiração para o personagem Dumbledore.

Nas adaptações dos livros para o cinema, o personagem é interpretado, nos dois primeiros filmes, pelo ator Richard Harris, sendo, após sua morte, substituído por Michael Gambon. Este foi o único personagem a sofrer mudança de intérprete durante as adaptações.
J. K. Rowling declarou que a data estimada do aniversário de Dumbledore é entre Julho e Agosto. Os livros descrevem Dumbledore como um feiticeiro clássico: alto e magro, idoso mas sem demonstrar fraqueza, com longos cabelos branco- prateados e barba da mesma cor, suficientemente longos para prender no cinto. Ele tem olhos azuis brilhantes, luminosos, cintilantes e penetrantes como se radiografassem as pessoas, um longo e tortuoso nariz (que parece ter sido quebrado pelo menos duas vezes, pelo que se tem notícia foi quebrado ao menos uma vez por seu irmão Aberforth) e os seus dedos são longos e finos. Ele usa óculos em forma de meia-lua. Além disso, ele é descrito como tendo cabelo castanho avermelhado em jovem. Dumbledore tem uma cicatriz acima do joelho esquerdo, a causa da qual se desconhece, em forma de um mapa perfeito do metro de Londres. Geralmente é visto usando vestes variando em cores e padrões, e que muitas vezes incluem estrelas e luas, que arrastam pelo chão e botas com saltos altos e fivelas.

É descrito como uma pessoa extremamente bondosa, sempre pronta a acreditar no melhor das pessoas. É um tanto solitário, devido à sua superioridade em poder e em grandeza de espírito. Age sempre com grande elegância, educação e classe, prima por boas maneiras e trata educadamente a todos, sem distinção, amigos e inimigos da mesma forma.

Dumbledore gosta de música de câmara e boliche. Sabe-se que possui uma grande afinidade com doces: as senhas para entrar no seu gabinete são geralmente nomes de doces bruxos. Dumbledore fala a língua dos Sereiânos, dos Duendes e das Cobras. Ele era um homem brilhante, segundo J. K. Rowling. Seu bicho-papão é o cadáver da irmã.[3]

Tem afinidade com Minerva McGonagall, docente encarregue a disciplina de Transfiguração, vice-diretora e chefe da Gryffindor; Rubeus Hagrid, meio-gigante, Guardião das Chaves e dos Campos de Hogwarts e professor de Cuidados com as Criaturas Mágicas; Harry James Potter, seu aluno favorito, por quem desenvolve grande afeição e a quem tenta proteger com enorme afinco. Albus tem uma Fénix de estimação chamada Fawkes, ave muito especial que sempre lhe oferece ajuda ou a quem lhe for fiel. Na juventude foi amigo Gerardo Grindelwald, mas as divergências entre os dois fez a amizade ser impossível e transformou-os em inimigos, sendo a batalha entre os dois foi a "grande tragédia" de Dumbledore, pois segundo Rowling em entrevista, Albus apaixonou-se por Gerardo mas a sua paixão nunca foi correspondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário